Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho da sua experiência em nosso site e compreender a sua interação com nosso serviço. Ao utilizar este site você concorda com tal coleta de dados. Conheça nossa política de privacidade aqui.

Grupos e Atividades Pastorais

ATENDIMENTO DO PADRE SÍLVIO CÉSAR DA SILVA

O acompanhamento ajuda a pessoa a descobrir a presença de Deus nos acontecimentos cotidianos, por isso é um dos elementos típicos da espiritualidade salesiana. O acompanhamento que se dá dentro de um ambiente educativo constitui uma experiência importante no itinerário de maturação no qual convergem a ação de Deus, Senhor da história, e a resposta livre dos jovens no seu contexto de vida, com frequência contraditório e questionante. (LOME nº 111)


BANDA

A formação de uma Banda envolve competências e habilidades importantes para a vivência sociocultural do conhecimento da música como produto cultural e histórico, além de colocar o aluno em contato com os princípios básicos musicais: coordenação motora, recepção auditiva, desenvolvimento mental (coordenação de ideias), sentimento profundo do espírito de equipe, de ordem e de disciplina. O grupo é convidado a animar momentos de festa e celebrações litúrgicas na escola.


CONSELHO AJS

Os grupos presentes na escola, bem articulados e dinamizados pelos próprios jovens, tornam mais concreta a proposta educativo-evangelizadora de Dom Bosco.


EDUCOMUNICAÇÃO

Uma grande força da nossa pedagogia salesiana é a educomunicação, que proporciona a interface entre educação e comunicação, uma vez que educamos as juventudes para a comunicação interpessoal, para a mediação tecnológica, para a expressão e a arte, além de visar à formação cidadã, compreendendo as novas linguagens das culturas juvenis. Salientamos que educomunicação é: "conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ‘ecossistemas comunicativos’, qualificados como abertos e participativos, garantidos por uma gestão democrática dos processos de comunicação nos diferentes ambientes de relacionamento humano (envolvendo, no caso, em igualdade de condições, a comunidade como um todo, seja ela educativa ou comunicativa); ampliar o potencial comunicativo e as condições de expressividade dos indivíduos e grupos humanos, mediante práticas culturais e artísticas, assim como através do uso dos recursos disponibilizados pela era da informação, tendo como meta prioritária o reconhecimento do protagonismo infanto-juvenil; favorecer projetos de intervenção em educomunicação referenciais e metodologias que permitam às comunidades humanas relacionarem-se, enquanto sujeitos sociais, com o sistema midiático." (SOARES, 2014, p.17).


INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Revela uma nova forma de Evangelizar. A criança que atua de forma dinâmica e se insere nas atividades culturais, sociais, cívicas, recreativas e religiosas, não apenas como espectadora, mas como, construtora da história e de um novo jeito de Ser na Igreja, na escola e no mundo. A Educação Cristã na escola envolve as famílias, cria associações próprias e desenvolve atividades de cunho social, cívico, cultural e religioso. www.pom.org.br


PJE

A PJE faz parte do grande contingente daqueles que possuem como causa o Reino e a evangelização concreta, cultiva o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, é Igreja em ação no meio estudantil, que visa formar cristãos atuantes na sociedade. A proposta deste grupo está em consonância com a proposta do Sistema Preventivo Salesiano: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”. www.pjebr.org


REPRESENTANTES DE CLASSE

O protagonismo juvenil é uma forma de ajudar o educando a construir sua autonomia, através da geração de espaços e situações propiciadoras da sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais na escola, na família ou na vida social mais ampla.


SEMANA MISSIONÁRIA

Proporciona ao adolescente a oportunidade de fazer a experiência de Deus em meio ao povo, possibilita a ele uma prática do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo e do voluntariado a partir da experiência de comunidade. O adolescente descobre que sua presença é dom do Senhor para as comunidades e para a Igreja. Assim constrói, a partir das relações de igualdade e fraternidade, espaços para o dinamismo juvenil como sinal de esperança e da novidade sempre viva de Deus.


VOLUNTARIADO

Ser voluntário é assumir uma nova postura de vida, um novo modo de ser e viver. Ser voluntário não é somente realizar um determinado serviço, mas aprender, através do exercício do amor humano, uma forma mais consciente de viver a própria vida em sociedade.

  • Tel: (11) 2971.4700
  • WhatsApp: (11) 97479.3639
  • E-mail: atendimento@mazzarello.com.br
  • Praça Domingos Correia da Cruz, 14 - Santa Terezinha - São Paulo / SP

Horário de
Funcionamento

Escola:
das 7h às 18h30
Tesouraria:
das 7h30 às 16h30
©2021 - Instituto Madre Mazzarello | Educação de qualidade e referência. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade