Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho da sua experiência em nosso site e compreender a sua interação com nosso serviço. Ao utilizar este site você concorda com tal coleta de dados. Conheça nossa política de privacidade aqui.

Dom Bosco

João Melchior Bosco, conhecido como Dom Bosco, nasceu em um lugarejo chamado Becchi, próximo à cidade de Turim -norte da Itália-, em 16 de agosto de 1815 e faleceu em Turim, no dia 31 de janeiro de 1888. Filho de uma família de agricultores pobres, foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre, educador e Santo.

O Espírito Santo deu-lhe especial sensibilidade para captar, mediante várias experiências, a situação difícil e os perigos em que se achavam os jovens de seu tempo. Por isso resolveu dedicar sua vida aos jovens pobres, desempregados, que perambulavam pelas ruas de Turim.

Dom Bosco, desde o início da sua missão, soube envolver muitos jovens em seu projeto educativo. Atraiu para a sua obra homens e mulheres de boa vontade das mais diversas classes sociais. Eles o ajudaram na catequese, na presença educativa no pátio, na formação profissional e na busca de emprego digno para os jovens, na captação de recursos para a construção de escolas, oficinas, igrejas. Dessa experiência inicial, surgiram vários grupos de pessoas engajadas em pastorais, de consagrados a Deus para atuar na missão juvenil e formas ocasionais de cooperação.

Com a colaboração de Mamãe Margarida, Dom Bosco acolheu alguns jovens em casa, criando, assim, uma nova família. Seu plano: a promoção da dignidade humana de crianças e jovens mediante a educação, o trabalho e a religião e o máximo de colaboração de todos na realização do bem. Assim iniciou sua missão: com convites orais, cartas e relações de amizade.

Em breve, Dom Bosco se convenceu da necessidade de fundar uma Congregação de “religiosos consagrados” que dessem continuidade à sua obra e imprimissem a dimensão “religiosa” no trabalho educativo que constituía a sua missão na Igreja. Não se tratava pois, para Dom Bosco, somente de livrar os jovens da situação de pobreza econômica em que se encontravam ou de dar-lhes instrução e proporcionar-lhes a aprendizagem de um ofício. Nem mesmo era suficiente para ele a educação do senso religioso ou da consciência. O sonho de Dom Bosco era levar o jovem ao conhecimento, ao encontro de Jesus Cristo vivo através da experiência de fé, da vida sacramental, do serviço aos irmãos até o cume da santidade conquistada na alegria e realização do projeto de Deus sobre cada um!

  • Tel: (11) 2971.4700
  • WhatsApp: (11) 97479.3639
  • E-mail: atendimento@mazzarello.com.br
  • Praça Domingos Correia da Cruz, 14 - Santa Terezinha - São Paulo / SP

Horário de
Funcionamento

Escola:
das 7h às 18h30
Tesouraria:
das 7h30 às 16h30
©2021 - Instituto Madre Mazzarello | Educação de qualidade e referência. Todos os direitos reservados.