Orientação Educacional

Educação Infantil  – Fundamental 1 e 2 – Ensino Médio.

O serviço de orientação educacional tem como objetivo atender ao princípio da formação integral da personalidade do educando e destina-se a todos os alunos.
Tem como atribuições desenvolver o processo de aconselhamento junto aos alunos, abrangendo condutas, estudos e orientação para o trabalho em cooperação com educadores, família e comunidade, bem como assessorar os trabalhos dos conselhos de séries e de classe.

A partir do 6º ano até o final do Ensino Médio o SOE procura dar continuidade ao que já vem sendo desenvolvido desde o Infantil, respeitando a mesma filosofia, porém relevando as características e necessidades dos adolescentes, cujas particularidades de faixa etária passam por profundas transformações. Esse serviço, basicamente voltado ao aluno, tem por prioridade, as seguintes áreas de trabalho.

  • Orientação de Estudos e organização da atividade intelectual.
  • Orientação Sexual e desenvolvimento da sexualidade e suas relações socioafetivas.
  • Orientação Vocacional com ênfase no autoconhecimento e na escolha profissional como elemento essencial na busca do sentido da vida.
  • Orientação Psicopedagógica, para o desenvolvimento da autoestima, descoberta de valores, fortalecimento das relações humanas e defesa contra as drogas (PROERD).
  • Orientação Familiar, para atendimento aos pais e melhoria na qualidade das relações familiares.