Mazzarello

Ensino Fundamental – 2º ao 5º ano

A filosofia de trabalho de nossa escola fundamenta-se no Sistema Preventivo de Dom Bosco, nos ensinamentos de Madre Mazzarello, no Regimento Escolar da Instituição, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em grandes teóricos da Educação, como Piaget, Vigotsky, Perrenoud, Emilia Ferreiro, Lino de Macedo, Paulo Freire, que embasam a proposta pedagógica da Rede Salesiana de Escolas (RSE).

Vivemos em uma época em que as crianças trazem muitos conhecimentos quando chegam à escola.  O próprio processo de Alfabetização já é iniciado antes da vida escolar, com os variados estímulos ambientais e sociais. No Ensino Fundamental, a criança terá continuidade do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, desde o desenvolvimento da escrita e da leitura, à resolução de problemas e à tecnologia.

 O professor desempenha um papel fundamental de mediador, valorizando os conhecimentos prévios, intervindo no processo ensino-aprendizagem, para que se tornem reais as possibilidades de cada um e para que o grupo avance e reflita sobre o que faz. Algumas disciplinas são trabalhadas sob a forma de projetos interdisciplinares. Isto permite aprender e desenvolver conceitos e habilidades necessários por toda a vida.

O trabalho de grupo e de pesquisa inicia-se no 2º ano e estende-se ao longo do aprendizado, como atividade que favorece o saber conviver, a cooperação e autonomia intelectual, ou seja, o “aprender a aprender”. Através de várias fontes de informação, os alunos têm a possibilidade de saber onde e como encontrar o que buscam assim como selecionar o que é mais importante.

Ao chegarem ao 4º e 5º ano, os alunos passam por um período de importantes transformações, que influenciam a vida escolar. Há uma grande evolução em relação ao pensamento, à habilidade de análise e reflexão. Desenvolvem maior autonomia e organização, e por isso é muito importante reconhecerem e adaptarem seu ritmo de trabalho aos novos desafios propostos, às suas novas responsabilidades, procurando manter sempre a qualidade em suas produções.

No decorrer do processo do 2º ao 5º ano ampliamos três práticas linguísticas: a prática de Leitura, de Produção de Texto, de Análise e Reflexão sobre a língua, com textos relacionados às ações efetivas do cotidiano, à transmissão e busca de informações, no exercício da reflexão, focando diversos gêneros textuais.

O ensino de Matemática baseia-se em eixos: Grandezas e Medidas, Números e Operações, Figuras e Formas. Tem como objetivo desenvolver procedimentos e estratégias para que possam executar um pensamento matemático reflexivo. Assim como em Ciências, esta é uma das áreas de maior interesse das crianças, pelo seu próprio dinamismo e desafio.

Nas reuniões semestrais os pais são convidados a conhecer o processo de aprendizagem a qual seus filhos estão envolvidos e a refletir sobre seus próprios processos, a fim de que possam compreender e auxiliar o desenvolvimento das crianças de forma participativa. Há uma grande interação e envolvimento das famílias.

Em relação às disciplinas de História, Geografia e Ciências a tônica permanece: incentivar os alunos na busca do saber com qualidade e propriedade.

Todo nosso processo educativo é perpassado pelo foco de Educação Empreendedora que objetiva a formação de pessoas críticas, autônomas e ricas de iniciativa.

Os processos de avaliação são contínuos em todas as fases. Realizamos avaliações internas e externas (AVALIA).

Paula Regina Nóbrega de Quintal

Coordenadora Pedagógica – Fundamental 1

Fale com o Mazzarello

Infantil • Fundamental • Integral • Ensino Médio • Magistério

© 2014 - Instituto Madre Mazzarello.
Todos os direitos reservados.

RA3N Propaganda